PESQUISA E EDUCAÇÃO

É bem possível que você já tenha ouvido falar em autocuidado, não é? Para muitas mulheres, essa ideia de “cuidar de si mesma” parece muito distante. No dia-a-dia, temos muitas coisas para fazer antes de conseguir olhar para nós mesmas: o trabalho que paga as contas, cuidar de pais ou mães idosos, familiares doentes, cuidar da rotina de cuidados das crianças, planejar toda a dinâmica da casa, das refeições e por aí vai.

Quando você olha para você mesma e suas necessidades? Não dá tempo, não é? Então deixa eu te lembrar que tem um sistema pesado querendo nos fazer acreditar que nós somos as “cuidadoras natas” e que cuidar de nós mesmas é egoísmo. Vamos mudar isso juntas?

⠀⠀⠀

Neste minicurso em forma de oficina, trabalhamos esse assunto do autocuidado para mulheres. Nosso objetivo é perceber as consequências, tanto individuais quanto coletivas, da falta de cuidado com nós mesmas e, em seguida, construir práticas de autocuidado que nos ajudem a viver melhor.

⠀⠀⠀

Afastamos qualquer tipo de culpa e entendemos que o “descuido” não vem só das nossas escolhas individuais, mas de uma realidade das mulheres que estão sobrecarregadas com o trabalho remunerado (quando há) e o trabalho chamado “por amor”, para não dizer o que é de verdade: trabalho não remunerado.

⠀⠀⠀

Criar outros hábitos e uma rotina com práticas de autocuidado é um desafio enorme, mas não é meramente individual, já que estamos falando de um sistema que mantém as coisas funcionando desse jeito. Por isso, neste minicurso é apresentado também um Plano de Autocuidado para cada participante elaborar conforme suas próprias necessidades e realidade, e colocar em prática as reflexões e os aprendizados compartilhados
coletivamente.