A Coletiva Quilt é um grupo de pesquisadoras com experiência na docência universitária, ecofeministas, veganas e comprometidas com uma justiça cuidadosa que visa superar as opressões de todas as minorias políticas, sejam humanas ou não humanas. Somos Daniela Rosendo, Maria Alice da Silva e Paola Hakenhaar.
Por estarmos inseridas no meio formal de ensino, como a universidade, entendemos a importância desses espaços como efetivadores do direito à educação e também na produção de conhecimento. São essas instituições os locais tradicionais de encontro entre pesquisadores e de produção e validação de conhecimentos.
No entanto, também compreendemos que elas não detém a exclusividade na produção de saberes, que são produzidos de diferentes formas e espalhados por diferentes cantos, e se constituem por esse e outros motivos como espaços bastante excludentes. Há inúmeras restrições que dificultam a universalização do acesso a esses espaços, como questões de gênero, classe, raça, deficiência e outros marcadores sociais.
Por esses motivos, nos questionamos sobre nosso próprio pertencimento a esses espaços e sobre as condições e mudanças que o atual contexto político, social, ambiental e econômico tem nos imposto. Nós nos perguntamos então se a ideia de “instituição” poderia prescindir de formalização aliada ao Estado e às estruturas de poder.
Olhando para as nossas experiências, a partir de uma ótica ecofeminista, percebemos que, para nós, a potência de estarmos juntas e comprometidas com o mesmo objetivo gera uma prática que se organiza em torno do cuidado, apoio e florescimento umas das outras. Assim, de maneira bastante espontânea, surgiu a Coletiva Quilt.
Atualmente, nossas pesquisas e nossas práticas pessoais e profissionais surgem a partir da nossa organização enquanto coletiva e, sendo assim, queremos apresentá-la como vínculo pertencente à nossa história e espaço de atuação. Quando juntas, somos capazes de pensar as perspectivas ética e política de maneira mais complexa ao gerar um debate que está sempre atento às singularidades e ao contexto de justiça.
O nosso fazer reflete esse conceito, pois se constitui nessa costura artesanal onde nossas mãos compõem juntas uma prática ecofeminista de educação e de justiça orientadas pela ética do cuidado. Pelo encontro de nossas almas livres nos fazemos coletiva, inventamos caminhos para um horizonte de liberdades.
Doutora e Mestra em Filosofia (UFSC), e graduada em Direito (Univille). Com experiência no terceiro setor e na docência/coordenação no ensino superior, realiza atualmente um estágio pós-doutoral no Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e dedica-se ao desenvolvimento da Quilting Educação & Filosofia Artesanal.
É pesquisadora do Núcleo de Ética Prática (NuEP) da UFSC, do Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) da UFF e do Marginais: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Minorias e Exclusões, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Membra da Red de Mujeres Filósofas de América Latina (UNESCO), da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e do Instituto Latiamericano de Estudios Críticos Animales (ILECA).
Conheça mais sobre Daniela e seus contatos na página de Quem Faz a Quilting.
Possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestrado (2014) e Doutorado em ética e filosofia política (2018) no Programa de pós graduação em Filosofia pela UFSC. Atuou como Professora no departamento de filosofia da UFSC nas disciplinas: Ética e filosofia política, comunicação e filosofia e outras (2015 e 2016, 2019 e 2020).
Tem experiência em Ética e Filosofia Política, principalmente nos temas que envolvem o Direito e também que incluem a relação dos animais humanos com outros animais. Esteve em período de estágio doutoral na Universidade de Santiago de Compostela-USC na Espanha, sob orientação do Dr. Oscar Horta por 6 meses em 2017 com financiamento da CAPES.
Sua tese doutoral foi defendida com o título: Direitos dos animais sencientes. Perspectivas ética, política e jurídica a partir do conceito de direitos em Hart. É membra pesquisadora vinculada aos grupos de pesquisas no CNPQ: Observatório de Justiça Ecológica da UFSC (OJE) e do Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) da UFF. Autora do livro: Direitos animais, fundamentos éticos, políticos e jurídicos da editora Apeku (2020); É membra da Coletiva Quilt, grupo auto-gestionado que atua em prol da justiça socioambiental por meio da educação. Nesse âmbito, desenvolve os projetos da plataforma de ensino “Aulas da Maria Alice” e “Espaço de saúde na Aldeia da Conceição: Espaço Lagoon”.
Graduada em Direito pela Univille (2009) com especialização em Direito Penal e Processual Penal Empresarial pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina (2013). É mestra em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2021).
Sua pesquisa de mestrado foi desenvolvida na área de concentração Democracia e Direitos Humanos do Programa de Pós Graduação em Direito da UFPR. Sua dissertação foi defendida com o título “Violência doméstica interespécies: contribuições teóricas e empíricas do ecofeminismo animalista para a criminologia feminista”.
Como professora universitária, possui experiência docente desde 2014 nas áreas das ciências criminais e criminologias. Advogada (OAB/SC).
Assine nossa newsletter para receber nossas cartas com histórias e novidades. Nelas, divulgamos os artigos novos no blog, lançamentos de cursos, agenda de eventos gratuitos e outras cositas mais. Não vai passar de duas ou, no máximo, três por mês!
Copyright © 2021 Quilting Educação & Filosofia Artesanal.
Desenvolvido por NextLink.